Páginas

sábado, 7 de dezembro de 2013

Kurt Weil e Bertold Brecht, parceria notável para a música dramática do século XX. E a instigante prostituta Jenny/Geni


      

         Este texto já  havia sido postado há mais de um ano  mas volto a ele porque relacionei mais evento ao tema, no caso a peça teatral de Nelson Rodrigues Toda Nudez Será Castigada.
         Eu sempre tive curiosidade de conhecer um pouco mais da relação que envolve quatro óperas conhecidas, sendo uma delas brasileira, tão erudita quanto as outras, porém criada no âmbito da  elevada arte popular, sua linguagem e as liberdades formais que esta lhe permite; acrescento ainda uma conhecida peça de teatro de um dos mais importantes dramaturgos brasileiros.  Meu foco são as obras de Kurt Weill e Bertold Brecht, a  Ópera dos Três Vinténs e Ascensão e Queda da Cidade de Mahagonny.  As demais, envolvidas nesta comparação são a Ópera do Mendigo, de John Gay e Pepusch, do século XVIII, e A Ópera do Malandro, de Chico Buarque. De Nelson Rodrigues é a peça Toda Nudez Será Castigada.  E o leitmotiv é a personagem Jenny / Geni, a prostituta execrada.
         As quatro óperas têm o mesmo conceito  na estrutura das peças, na caracterização dos personagens – malfeitores, assaltantes, rufiões, prostitutas- traidoras; na ambientação – um sub-mundo social; nas estórias – corrupção e exploração; e até na encenação de uma parada, na cena final.
       Por incrível que pareça, ao pesquisar Weill e Brecht, encontrei até Bob Dylan, vejam só!
        Kurt Weill nasceu em Dessau, Alemanha, 1900, e morreu em Nova York, 1950. Filho de um cantor litúrgico judeu, que lhe deu educação rígida e meio esnobe, era tímido e devotado à música. Na juventude quis ir para Viena estudar com Schoenberg  mas, como a situação financeira da família não permitiu, foi para Berlim e estudou com  Ferruccio Busoni (ítalo-germânico, 1866-1924). Em Berlim se surpreendeu com a complexa linguagem sinfônica de Mahler e o apelo popular de Strawinsky na História do Soldado. Busoni era um mago da música do início do século XX, um cosmopolita num contexto nacionalista, um pragmático quando dominava o absolutismo estético. Muito ensinou a Weill e, principalmente,  a “não ter medo da banalidade” – na época,  tudo o que era italiano ou francês. Weill se desenvolveu musicalmente com a abertura, a liberdade e a inovação vigentes.
        Berlim, no período entre as duas guerras mundiais, era uma cidade de possibilidades ilimitadas, onde tudo era possível. Conviviam comunistas, nazistas, social-democratas, nacionalistas, com expressionistas, dadaístas, românticos anacrônicos. Era a cidade dita “sem pudor algum”.
         Os jovens compositores alemães aderiam aos ritmos do Jazz, ao ruído das máquinas da indústria e se envolviam com a cultura popular. Queriam efetuar a união da música erudita com a vida moderna.
       Weill desenvolveu a teoria do caráter gestual da música – o Gestus – o momento em que a pantomima, a fala e a música dão origem a um lampejo de significação. Escreveu o ensaio Sobre o Caráter Gestual da Música, em 1928.
       Bertold Brecht, alemão, viveu de 1898 a 1956. Foi poeta e dramaturgo, um dos maiores autores alemães e um dos mais relevantes literatos do século XX. Para o teatro, continua a ser extremamente importante até hoje. Suas obras têm dimensão pedagógica; é contrário à passividade do espectador. Marxista, defendeu formar/estimular o pensamento crítico.
       A partir de 1927, Brecht se une a Weill e juntos vão criar óperas memoráveis. Brecht apreciava expor  os fora da lei, os corruptos, pessoas sem princípios e a crueldade, categorias exploradas na Ópera dos Três Vinténs e na Ascenção e Queda da Cidade de Mahagonny. Aliás, em Berlim e em Weimar havia uma obsessão pela figura do homem mau, do assassino, do malfeitor retratado na arte. (Lembre-se o cinema expressionista alemão)
        A  Ópera dos Mendigos ( The Beggar´s Opera) criada na Inglaterra em 1728 por John Gay e Pepusch, tem como protagonista o capitão Macheath, pessoa sem escrúpulos, conquistador de mulheres, um gênio do crime cujo caráter audacioso é o tempero da sua sorte.  A ópera satiriza   o interesse das classes altas pela ópera italiana, ataca estadistas, regimes corruptos e criminosos conhecidos. Macheath acaba traído pela prostituta Jenny (e outra chamada Sukey)  e é condenado à morte.  Foi criado como sátira dos políticos corruptos da época de John Gay. Saiba mais no site:        http://pt.wikipedia.org/wild/The_Beggar´s_Opera   

         A Ópera dos Três Vinténs é uma alegoria da Ópera dos Mendigos. Nela,  o Macheath,  de Weill/Brecht, chamado Mack the Knife, Mack o Navalha, embora encantador é mais terrível, um psicopata que mata por prazer e por dinheiro. Jenny, a prostituta, sonha em vingar-se dos homens que a exploraram.  Com a chegada de um navio de piratas, ela pede a eles que destruam essas pessoas. Há uma canção-tema que ficou famosa, conhecida como “balada do assassinato” na qual são relatados homicídios como o desaparecimento de homens ricos, sete crianças mortas num incêndio, uma jovem estuprada e a morte de Jenny Towler, com uma faca no seio.
        Olhe a Jenny, aí.
       A canção Mack, o Navalha, na década de 50, entrou para o repertório popular americano, ganhando variantes nas vozes de Louis Armstrong e Frank Sinatra. Armstrong, de brincadeira, acrescentou  à letra da música, mais vítimas de Mack, entre outras: Jenny Diver, sweet Lucy, Lotte Lenya (cantora e amante de Weill).
       Olha a Jenny  outra vez...
        Podemos assistir a uma apresentação de Armstrong, de 1956, cantando esta  canção, acessando o site: 


        Em 1962, foi apresentada uma revista no Theater de Lys, em Greenwich Village, Nova York, chamada Brecht on Brecht, em cuja platéia se encontrava um jovem cantor e compositor de Minnesota, Bob Dylan. Ele se encantou ao ouvir a canção “Pirate Jenny” (Pirata Jenny), da Ópera dos Três Vinténs,  na qual a prostituta revela seu desejo de se vingar de seus exploradores.  Dylan escreveu em sua autobiografia que os exploradores estavam ali na platéia e que não havia protesto ou crítica social e política na canção. Impressionou-o o refrão que repetia:  E um Navio com Oito Velas e Cinqüenta Canhões, em que os versos lembravam a buzina de nevoeiro em Lake Superior perto de sua casa de infância. Dylan imprimiu a linha do Gestus, por influência de Weill e Brecht, em suas próximas composições, dentre elas  A Resposta está soprando no Vento,   Vai cair uma Chuva Forte, Os Tempos Estão Mudando. 
        Viram a Jenny ai?
        Ouçam a canção  Pirate Jenny, com Nina Simone, no site:


         e Bob Dylan em A Resposta está soprando no Vento em:


        Em 1931, com a relação Weill/Brecht completamente desgastada, é dada a público uma obra prima da dupla: a ópera Ascensão e Queda da Cidade de Mahagonny. Conta a estória da viúva Begbick e seus comparsas, acusados de fraude e lenocínio, que estão fugindo das forças da lei quando o seu caminhão tem uma pane e pára em pleno deserto. Eles resolvem, então, fundar aí uma cidade (referência a Las Vegas). E logo chegam os tubarões: a prostituta Jenny e seus companheiros mal encarados. O vício e a corrupção prosperam, nascem fortunas. Após um furacão que quase destrói a cidade , um lenhador Jim Mahony, a princípio do bem,  proclama nova lei: cada um deve fazer o que quiser. Estabelece-se a anarquia e Jim, acusado de não pagar as contas, é condenado à morte. E a cidade também chega à ruína.
       O libreto de Brecht costuma ser  interpretado como um protesto contra o capitalismo desenfreado norteamericano; ou também pode ser uma crítica à falsa utopia da União Soviética. No site a seguir encontram-se reproduções da ópera: 


        A Ópera do Malandro, de Chico Buarque, estreada em 1987, foi inspirada na Ópera dos Três Vinténs de Weill e Brecht e atualizada para a realidade brasileira em 1940, no fim do Estado Novo. O cenário é a Lapa, bairro do Rio de Janeiro.  A sociedade está repleta de empresários inescrupulosos, policiais corruptos, agiotas, empresários inescrupulosos, contrabandistas que freqüentam bares e bordéis. Há rivalidade entre o comerciante dono do bordel e o chefe contrabandista que acaba se casando em segredo com a filha do primeiro. Gení e o Zepelim constitui um quadro emblemático dentro da representação. Um belo dia chega à cidade um zepelim do qual desce um capitão que ameaça destruir a população a menos que consiga os favores de Geni, a prostituta execrada por todos. Ela se recusa e passa a ser assediada e bajulada hipocritamente pelas autoridades, pessoas importantes como o prefeito, o bispo, o banqueiro e todos os moradores para que aceite o capitão do zepelim. Acaba cedendo. O capitão, satisfeito, vai embora. E todo povo da cidade volta a humilhá-la,  cantando: Joga pedra na Gení / joga bosta na Gení /ela é feita pra apanhar /ela é boa pra cuspir /ela dá pra qualquer um / maldita Gení.                          
      Ver no link:


       A música Malandro, no início da  ópera, é uma paródia musical de Mack the Knife.  Para informações completas e ouvir a música, acessar os vários links do Google que têm por título A Ópera do Malandro.
      A canção Malandro está no link:


       Em Toda Nudez Será Castigada, a prostituta Gení, de Nelson Rodrigues, tem um sonho na vida: morrer de câncer no seio. A peça, estreada em 1965, relata a estória de uma família conservadora na qual o pai casa-se com a prostituta que passa a ter intenso relacionamento amoroso com o filho homossexual que faz todo o possível para terminar o casamento do pai.
       A Jenny, na ópera Ascensão e Queda da Cidade de Mahagonny é do lado do mal, uma das causas que levaram à destruição da cidade. Nas demais, é mais uma vítima dos contextos sociais injustos e um veículo da crítica à hipocrisia e aos preconceitos, principalmente contra a mulher.
      Jenny/Gení  lembra Lilith, símbolo de mulher sedutora, desafiadora e má. Consta ter sido a primeira esposa de Adão, anterior à Eva  (mito do Talmud) que partiu do Paraíso para regiões ignotas por não aceitar a obrigação  de se submeter ao companheiro uma vez que  era feita da mesma matéria que ele, o barro. (Eva foi feita da costela de Adão e como parte dele devia ser submissa.) O sentimento se estendia à posição do ato sexual e no repúdio ao corpo do homem sobre o seu.  Consta que  Lilith foi quem deu à Eva a maçã proibida.
      Só para constar, no dicionário Novo Michaellis, inglês-português, 32ª ed., Ed.   Melhoramentos, v. 1, pág. 555,  encontramos o verbete:  jenny - substant. comum fem. – fêmea; fêmea de animais;  Jenny-ass-substant. Asna, besta, burra.
        Jenny era portanto um jeito depreciativo de nomear a mulher tachando-a de besta, burra, fêmea de animal.  Diante da prostituta, formalizava-se o preconceito maior. Ou seria, desde sempre, preconceito contra todas as mulheres?



 Obs: Se quiserem conhecer mais sobre os temas deste texto  sugiro a leitura do livro de Alex Ross, O Resto É Ruído, Cia. Das Letras, 2009.