Páginas

quarta-feira, 15 de maio de 2013


Thiago Arancam se destaca na ópera internacional.

Aos 31 anos, o paulista tem eventos agendados até o ano de 2015, acompanhado pelas maiores  orquestras da música ocidental.

Thiago, uma voz excepcional de tenor lírico “spinto”, foi nosso aluno na Faculdade de Música Carlos Gomes, em S. Paulo, onde se graduou em Canto Lírico em 2003, tendo cursado primeiro a  Escola Municipal de Música de S. Paulo. Dentre seus mestres de canto encontra-se o respeitado  tenor paulistano Benito Maresca  (1934-2011).

O início da carreira de Arancam deu-se em 2004 quando recebeu o prêmio Revelação no Concurso Internacional de Canto Bidu Sayão e ganhou uma bolsa de estudos do Projeto Vitae. Com isso, passou a frequentar a  Academia de Canto Lírico do Teatro alla Scala, de Milão, onde estreiou em concertos líricos em 2005, e diplomou-se em Canto Lírico em 2007.  Iniciou-se na ópera com De Villi, de Puccini. Em 2008 realizou uma tournée pelos Emirados Árabes com a orquestra da Academia do alla Scala. E se apresentou em Brasília com a Camerata Brasil.

Em Bolzano, na Itália, ganhou o prêmio Alto Adige-Talento Emergente della Lirica – 2007/2008.  

O grande impulso em sua carreira foi a participação, em 2008, no conceituado concurso de canto lírico internacional Operalia ,  promovido por Plácido Domingo, quando  ganhou o Prêmio Zarzuela, o Prêmio do Público e o segundo lugar na categoria Prêmio Ópera. Foi escolhido por Plácido Domingo para fazer o papel de Dom José na ópera Carmen, de Bizet, no Washington National Opera (EUA). Em 2009, protagonizou Cavaradossi, da Tosca de Puccini, em Frankfurt; ainda Conde Maurício, da ópera Adriana de Lecouvreur, de Francisco Cilea, em Torino, Itália; e Radamés, na Aida, de Verdi, em Sanxay, França.

Atualmente, tem protagonizado espetáculos em algumas das principais casas de ópera do mundo. No dia 2 de março, estreou na Semperoper, de Dresden, no papel de Des Grieux, em Manon Lescaut, de Puccini, sob a regência do famoso maestro Christian Thielemann;  mês passado interpretou Don José, da ópera Carmen, de Bizet, na Staatsoper, de Munique; com estreia em 16 de abril, repetirá o mesmo papel na Carmen, no Teatro Colón em Buenos Aires e depois na ópera de Los Angeles; em 2014 participará da encenação da ópera Manon Lescaut, de Puccini, em Baden-Baden, sob a regência de Sir Simon Rattle.  

Hoje residindo em Mônaco, Thiago é um cidadão do mundo, que percorre com sua carreira de sucessos.

Ele afirma que “a voz a gente não inventa, ela vem conosco. É como a estatura”  (Folha de S. Paulo, 14 mar. 2013, fl E7)  http://www.thiagoarancam.com/

Há uma excelente entrevista com Thiago Arancam, inclusive cantando algumas árias, no site:

Nenhum comentário:

Postar um comentário